DFC

Tulio, vocalista, fala sobre a cena underground, novo disco e Japão


 
Foto: Divulgação

Uma das bandas mais antigas na ativa da musica de Brasília como encaram a cena atualmente?
Brasília sempre foi uma cidade com uma variedade musical muito grande e de grande qualidade. Atualmente embora a variedade não seja tão grande como antes, acredito que ainda temos muita banda de qualidade.

O que rendeu de bom para o DFC a apresentação no Porão do Rock de 2000?
O Porão do Rock é um festival muito grande e pra nós foi mesmo uma honra poder participar da edição de 2000, já que é bem difícil encontrar festivais desse porte que dêem apoio a bandas com som mais pesado e agressivo como o nosso. Desta forma foi muito bom por podermos apresentar nosso trabalho para uma quantidade de público que certamente não estamos acostumados a encarar. Tivemos uma ótima recepção e isso foi muito bom.

Existe algum destaque hoje na musica de Brasília? Alem do Porão do Rock que outras iniciativas são louváveis?
Não tanto quanto antigamente, mas existem boas bandas e eu tenho certeza que aparecerão muitas outras com o tempo. Sobre iniciativas louváveis, qualquer um que se levanta hoje em Brasília pra realizar um evento, um site, uma banda ou realizar uma produção independente merece nosso respeito e consideração, pois sabemos como é difícil realizar alguma coisa por aqui sem nenhum apoio.

Depois de tantos anos que lições vocês tiraram da vida fonografica independente e do underground?
A moral da historia do underground você aprende logo na primeira lição. É o D.I.Y. (“Do It Yourself”), ou seja “Faça Você Mesmo”. Seja em matéria de show, disco ou qualquer outra coisa envolvida, com cada porrada que você leva na cara, é isso que você aprende. Pra coisa acontecer não adianta ficar esperando alguém fazer pra você, então faça você mesmo! Isso vale pra qualquer coisa na sua vida. Não tem gravadora pra gravar seu disco? Faça sua gravadora e lance seu disco. Não tem produtor pra fazer show? Organize o seu show. Fora isso tem que gostar muito mesmo daquilo que você faz, não adianta lutar por uma coisa que você mesmo não gosta ou não acredita.

O que a banda esta tramando para o seu futuro depois de “O Massacre da Guitarra Elétrica” ?
Esse mês sai no Japão um Split 7” com uma banda de lá.( http://www005.upp.so-net.ne.jp/toocircle/ ) Além disso já estão gravadas 21 musicas pro nosso próximo CD que sairá no segundo semestre desse ano pela gravadora mineira 53HC. Temos também mais umas coletâneas pra sair mas eu nem lembro aonde...

Fora de Brasília a banda também é bem conhecida e respeitada como anda essa divulgação dos discos e os shows da banda? Alguma turne a vista?

A divulgação do disco fica a cargo do selo que nos lançou, a Silvia Music, mas nós procuramos ajudar aparecendo onde nos é possível. Sobre show temos feito bons shows para divulgar o Massacre da Guitarra Elétrica, inclusive sairemos por uma mini turnê esse mês de Junho passando por São Paulo, Curitiba, Camboriu e Santos; e no mês que vem estaremos em Cabo Frio e Rio de Janeiro. Vai ser barulho e gritaria pra ninguém botar defeito...

Que outro Festival a banda já participou?

Já tocamos em vários Festivais pelo Brasil a fora, para citar algum mais famoso, que exista até hoje, tocamos no Abril Pro Rock em Recife e o Carnarock aqui em Brasília. (além do Porão do Rock é lojko!)

Como pintaram os convites para as participações na coletânea do Selo Tamborete e também nos tributos aos Ramones, Olho Seco e Ação Direta?

Nem lembro direito. Já participamos de várias coletâneas tributo, quando não nos convidam a gente vai atrás encher o saco e pedir pra participar do mesmo jeito...

O que a banda tem a dizer sobre:
MTV: É mesmo um mal necessário.
RADIOS: Em geral são umas bostas, embora peneirando muito você ainda encontre gente honesta e bons programas, mas enquanto o jabá reinar vai continuar difícil. Eu só ligo o rádio pra ouvir noticia, piada ou jogo (que é quase a mesma coisa).
TV: Adoro televisão. Assisto tudo menos novela. Eu sinceramente acho a TV pode ser um instrumento fantástico caso você não esqueça de “ligar” seu senso crítico antes de ligar a TV.
CENA LOCAL: Já foi melhor, mas não está morta. Precisamos de coisas novas! Mais barulho e menos pose, temos que incomodar mais gente!

Tulio e DFC
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
http://www.geocities.com/dfchaos