• Porão do Rock
  • 2009
  • A Legião Urbana e o Porão do Rock

A Legião Urbana e o Porão do Rock

No domingo eu entendi porque era necessário uma apresentação do que “sobrou” da Legião Urbana no Festival Porão do Rock. A Legião Urbana não precisa (va) do Porão do Rock. O Porão do Rock não precisa (va) da Legião Urbana. Mas entre um e outro há o motivo de ambos existirem: O público. Esse necessitava ver a banda.

Dado Villa-Lobos e Bonfá continuam tocando mal, mas é um mal sincero executado por quem toca por “felling” e não com intensão de serem considerados virtuosos. As músicas fazem jus ao clichê de soarem atuais e quem gosta e até mesmo quem não gosta sabe pelo menos uns 10 refrões do repertorio da banda.

Quando os dois subiram ao palco nos presenciamos uma cena insólita que é a da maior banda que já existiu nesse país tocando em um festival praticamente voltado a música da cidade. Eu pensei que talvez nem eles pudessem imaginar que um dia isso seria possível, afinal, desde a época em que a banda estava na ativa, espaços para se tocar na cidade eram escassos.

Deixando passar em branco algumas vergonhas alheias como a própria Jam session mal ensaiada (que, na verdade, não poderia ser muito melhor já que os músicos são mais ou menos mesmo), a dancinha do Toni Platão, o Philippe Seabra querendo ser bem mais do que é e até o Loro Jones (tipo o nosso Belchior) tentando algum destaque com a reunião, mas teve um lado legal que foi ver o Andre Gonzáles cantando sem inventar, Paralamas do Sucesso honestos em seu posto, aliais, fica para um outro dia minhas impressões sobre o show da banda.

No mais tudo foi harmonia e as músicas ocuparam um lugar que só elas poderiam ocupar, supriram a ausência daquele que ainda não disse o nome.

Foi um show curto com o tempo necessario para ser histórico para coroar um festival de resistência e foda-se quem não curta a banda, ela nunca quis agradar todo mundo mesmo. A Legião Urbana pelo que diz sua trajetória sempre foi uma reunião de amigos que queriam se divertir tocando rock, assim como toda banda deveria ser.