• Porão do Rock
  • 2007
  • Edição Especial da edição 2007

Edição Especial da edição 2007

O fanzine Elefante Bu lança edição especial do Porão do Rock

Quando o jornalista Marcos Pinheiro informou numa entrevista ao Elebu, edição 21 (03/07), que o Porão do Rock 2007 seria “uma volta às origens, mas com um up-grade”, era esperado um festival com a ausência dos maiores sucessos comerciais do país e com uma redução considerável de público em comparação com os anos dourados quando o festival contou 100 mil pessoas numa única edição. O objetivo seria reduzir a arena para abrigar um público de, no máximo, 20 mil pessoas por noite, mas manter as estruturas de palco e da organização sempre excelentes. As bandas mais populares estariam fora porque geravam um conflito de públicos, além de serem caras demais. Era preciso também apagar o fiasco do ano anterior quando eram esperadas 70 mil pessoas e “só”  compareceram 45 mil em três dias.

Na medida em que as atrações foram sendo confirmadas, percebeu-se que a organização estava firme em cumprir o propósito ao escalar nomes não-óbvios, mas que poderiam agregar um público fiel.

Deu certo! A edição que marcou os dez anos do Porão do Rock foi um sucesso dentro da nova realidade. Cerca de 28 mil pessoas compareceram na arena no estacionamento do estádio Mané Garrincha para assistir 26 bandas nacionais e internacionais nos dias 1 e 2 de junho.

O número chegou muito próximo à estimativa da organização de 30 mil nas duas noites. Foi uma festa das mais bacanas de se ver, onde todas as bandas pareciam muito à vontade e interagiam fácil com um público vibrante e interessado.

A campanha publicitária do festival, que pegou o gancho da onda do novo governo do Distrito Federal que passou a demolir prédios abandonados ou inacabados, foi um resumo perfeito dessa história. O Porão “demoliu” a pasmaceira e a falta de imaginação dominante, para reconstruir e devolver à cidade a veia mais rock'n'roll. Sim, Brasília ainda é capaz de receber e abrigar bons festivais e a cena independente. Basta um pouco de cuidado e empenho para fazer as coisas acontecerem. Que venham os próximos 10 anos de Porão do Rock.

Clique aqui e baixe a edição completa