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Balanço Final

Mais um Porão do Rock terminou com a sensação de missão cumprida. A oitava edição do maior festival independente de pop/rock do país, organizado pelas produtoras brasilienses G4 Produções e For Rock Promoções, com assessoria da Capital Comunicação & Marketing, foi assistida por quase 70 mil pessoas, durante três dias (8, 9 e 10 de julho de 2005) e mais de 27 horas de muita festa, paz e rock and roll, no estacionamento do estádio Mané Garrincha, em Brasília. Apenas 277 ocorrências médicas foram registradas nos dois postos da Speed Help.

O ecletismo novamente foi a tônica do evento, que teve como "mestres de cerimônia" Tenisson Ottoni, Rita Andrade e Claudia Daibert. Os dois palcos, mais uma vez dispostos lado a lado, com a mesma estatura e estrutura de som e iluminação, permitiram que as 35 atrações tivessem a mesma visibilidade para o público.
A primeira noite (8/7), dedicada ao rock pesado (heavy metal, hardcore e vertentes), reuniu 11 bandas, como as paulistas Ratos de Porão, Shaaman, Dr. Sin e a divertida Massacration, a mineira Drowned e um supertime brasiliense formado por Slug, Deceivers, DFC (os três grupos aproveitaram o Porão para lançar CD), ARD, Poena e Dynahead. Quase 18 mil pessoas circularam pela arena do festival, batendo cabeça e/ou pogando em clima de total tranqüilidade, numa programação que começou às 20h e foi até as 4h30.

A segunda noite (9/7) foi sonoramente mais "misturada". Entre as 13 atrações, houve espaço para o hardcore mais melódico do Dead Fish (ES), o rock político da Plebe Rude (DF), o rock/pop da baiana Pitty, o caldeirão dub-reggae-rock-eletrônica do F.UR.T.O (RJ), o rock-eletrônico do Astronautas (PE), o stoner rock do Cadabra, o new metal do Game Over (DF), o indie rock do Valentina (GO), o punk sarcástico do Pelebrói Não Sei (PR), o rock do Zamaster (DF), o rock com apelo sensual do Luxúria (SP) e as fusões hardcore-rap do Ponto G e hardcore-pop do Sentupé. Mais de 22 mil pessoas estiveram presentes à maratona, que teve início às 18h50 e terminou às 5h da manhã.

Já a última noite (10/7), com público estimado em mais de 25 mil pessoas, começou às 18h e terminou às 3h, reunindo 11 atrações do segmento pop/rock (Barão Vermelho, Pato Fu, Los Hermanos, Som da Rua), com passagens pelo punk/pop (Supla), blues/rock (Cascadura e Dillo D´Araújo), indie (Violins), hip hop (Radical Sem Dó), grunge (Reação em Cadeia) e ska (Móveis Coloniais de Acaju). A programação foi aberta 40 minutos antes, às 17h20, com a chegada de cinco pára-quedistas filiados à Federação Brasileira da modalidade, que pousaram na arena para divulgar as ações sociais da ONG Porão do Rock.

Como um dos pontos altos, também no domingo (10/7), foi realizado um tributo ao músico e produtor brasiliense Tom Capone, que faleceu em setembro do ano passado, em acidente automobilístico em Los Angeles (EUA). O também produtor, músico e antigo parceiro de Tom, Wagner Viana (ex-Peter Perfeito), subiu ao palco Capone para cantar, com o Barão Vermelho, a clássica Pro Dia Nascer Feliz.

Encerrado o show da banda carioca, Wagner e outros músicos brasilienses, como Digão (Raimundos), Jair Santiago (Plastika), Bruno (Natiruts), Ricardo (irmão de Capone) e Victor Z (ex-Vulgue Tostoi), dedicaram duas músicas a Tom: Lugar do Caralho (da banda gaúcha Júpiter Maçã) e Hey Joe (versão d´O Rappa para clássico de Jimi Hendrix). A família de Tom Capone, representada pela mãe Mara e pela mulher Constança Scofield, foi presenteada com uma guitarra pela produção do Porão do Rock.

Cada noite do festival foi aberta por guitarristas, gentilmente cedidos pela Condor (guitarra oficial da edição 2005), que tocaram o Hino Nacional Brasileiro em seus instrumentos.

Paralelamente às 35 atrações dos dois palcos, a tenda eletrônica reuniu um total de 25 DJs que mantiveram cheio, por mais de 24 horas, o espaço, com capacidade para quase três mil pessoas. Na sexta-feira (8/7), o rock tomou conta do local com 12 DJs tocando em dobradinha: Ed/Zeca, Chico Bóia/Sabri, Montana/JVC, André X/Balé, Alf/Leandro. No sábado (9/7) foi a vez da black music/hip hop (DJs Dog Daia e Ocimar) e da música eletrônica (Oblongui, LS2, Komka, Marnel, Arnaldo Amaral, Ice e Ekanta). No domingo, a tenda começou com o hip hop do DJ Chokolaty e seguiu com o tuntistun de Lui J, Poeck, Hopper, Ricco e Collares.

Ações sociais
Como já é característica no festival, novamente o Porão do Rock foi cercado de responsabilidade social. Dentro da campanha Rock contra a Fome, parceria entre a ONG Porão do Rock e o SESC/DF, foram arrecadadas mais de 25 toneladas de alimentos não-perecíveis durante os três dias. Os alimentos foram automaticamente repassados ao projeto Mesa Brasil, que atende a mais de 100 instituições carentes do Distrito Federal.

Os Anjos do Porão, funcionários e/ou voluntários das áreas de saúde e serviço social do SESC, devidamente uniformizados, mais uma vez garantiram a tranqüilidade dentro da arena, orientando o público sobre como encaminhar a doação de alimentos, auxiliando as pessoas que registraram casos de embriaguez ou mal súbito e prestando atendimento médico.

Em parceria com a Coordenação Nacional de DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e AIDS do Ministério da Saúde (DST/Aids), a ONG Porão do Rock divulgou a campanha Vista-se, de orientação sobre a necessidade do uso de preservativos sexuais, a “camisinha”. Todos os artistas do festival literalmente vestiram a camisa da campanha, posando para fotos e demonstrando a importância da iniciativa. Um VT especial, com uma versão rock para a música Com Que Roupa?, sucesso do sambista Noel Rosa, foi gravada pelo vocalista Andre Matos, do Shaaman, e veiculada nos telões do festival. Em breve, o vídeo estará sendo apresentado em emissoras de TV por todo o país.

Em iniciativa da Ambev, uma das patrocinadoras do festival, a campanha Se Beber, Não Dirija orientou o público a ingerir bebidas alcoólicas com moderação e, em caso de excesso, não dirigir nenhum veículo na saída do evento. A ação foi demonstrada ao público no palco e na arena do festival. Alguns artistas, como John (Pato Fu), André X (Plebe Rude) e Meg (Luxúria), entre outros, participaram de uma brincadeira, um pequeno "teste de direção" para verificar o "nível alcoólico" de cada um. Além disso, foram disponibilizados três ônibus, adesivados com a marca da ONG Porão do Rock e da Skol, que fizeram gratuitamente o percurso Rodoviária-Festival-Rodoviária durante os três dias do evento.

Já a campanha Pedimos RG. Bebida só para maiores de 18 anos garantiu o cumprimento da lei no Porão do Rock, impedindo a venda de bebidas alcoólicas aos menores de 18 anos. Os próprios comerciantes da feira mix usaram camisetas com os dizeres "Pedimos RG”, obrigando a todos que apresentassem a carteira de identidade na compra de bebidas alcoólicas dentro da arena.

A ONG Porão do Rock também desenvolveu campanha junto ao público de doação voluntária para investimento na Rádio Porão do Rock FM (104,9MHz), emissora comunitária com sede na comercial da 208 Norte, que transmite para a Asa Norte. Como incentivo à doação, foram sorteadas três guitarras Condor, uma por dia, entre os que contribuíram. Foram arrecadados quase R$ 900,00 nos três dias.

Brazza
Cópias de filmes, cartazes de divulgação, câmeras e outros objetos usados pelo cineasta-bombeiro Afonso Brazza em sua carreira foram exibidos na tenda Mantenha Brazza Acesa, no centro da arena do festival.

Além de "batizar" um dos palcos do festival, Brazza, figura cult no meio cinematográfico local e nacional, também foi homenageado por iniciativa do produtor brasiliense Pedro Lacerda. Uma campanha de doação voluntária junto ao público arrecadou um total de R$ 357,95 para a finalização de seu último filme, Fuga Sem Destino, rodado originalmente em 2002.

A verba foi insuficiente - serão precisos quase R$ 85 mil -, mas foi o ponto de partida. Uma guitarra Condor, autografada por vários artistas que tocaram no Porão 2005, será leiloada em breve pelo site Mercado Livre com renda revertida para a ação. As pessoas que ainda desejarem fazer doações voluntárias para a finalização do filme de Brazza também podem depositar qualquer valor no Banco do Brasil, conta-poupança 10221683-5, agência 3476-2.

Cobertura
Além dos veículos de comunicação presentes ao evento, o Porão do Rock 2005 contou com ampla cobertura própria em seu site oficial www.poraodorock.com.br   Uma transmissão online mostrou todos os shows do festival ao vivo, em tempo real, em trabalho coordenado pelas empresas Sete Filmagens, Octon, Terra Vídeo, Movimento Calango e Santa Mídia.

Ao final de cada show, todas as 35 bandas foram entrevistadas por um time de apresentadores, formado por Carolina Monte Rosa, Melissa Barbosa, Alessandro Dantas e Claudio Chandelle, sob a direção de Cleon Homar. Os bate-papos também foram disponibilizados no site e gravados para a compilação de um futuro DVD. Imagens de shows e conversas com produtores, jornalistas, patrocinadores, convidados e outras personalidades também foram registrados para o mesmo fim.

Cinco repórteres (Alessandra Bastos, Daniele Oliveira, Fernanda Oliveira, Karla Freire e Narjara Carvalho) e quatro fotógrafos da equipe Clausem Fotografia (Clausem Bonifácio, Frank Marlon, Telmo Ximenes e Tico Fonseca) acompanharam todos os shows, a movimentação na tenda eletrônica e na arena em geral para resenhas eletrônicas e fotos para download, disponibilizadas minutos depois de cada apresentação.

Além disso, as repórteres Lisa Mendes e Mariana Paiva gravaram entrevistas e vinhetas diversas com os artistas para futura exibição na Rádio Porão do Rock FM (104,9MHz), emissora comunitária de propriedade da ONG Porão do Rock.
 
Patrocinadores / Apoiadores
O Festival Porão do Rock 2005 contou com o patrocínio da Skol/Ambev, Eletrobrás, Banco de Brasília (BRB) e Crédito Pessoal BRB, com apoio da Gol Linhas Aéreas, Condor Guitars, Amplificadores Meteoro, Ministério da Cultura (Lei de Incentivo à Cultura), DST/Aids (Ministério da Saúde), Ministério do Turismo, FAC/Secretaria de Cultura do Distrito Federal, Caesb, Administração de Brasília, ONG Porão do Rock, SESC/Programa Mesa Brasil, Pier 21, MarcSystems, Palco Locação, S.O.S. Energia Móvel, Acap, Arquitetura & Design, Fabrika Filmes, Bees Publicidade, Programa Cult 22 (Rádio Cultura FM, 100,9MHz), Rádio Transamérica FM (100,1MHz), LigAgito/Deboa.com, Audiotech, Discoteca 2001, Chilli Beans, 100 Dimensão - ONG de reciclagem e Grupo Atitude, entre outros parceiros.
 
Agradecimentos
A produção do Porão do Rock agradece a todos os veículos de comunicação, pela divulgação e cobertura, aos músicos, pelo seu brilho e talento, ao público, pelo clima de paz e incentivo, e aos patrocinadores, pelo apoio financeiro e/ou estrutural. Todos contribuíram para fortalecer e tornar o festival, cada vez mais, o maior evento independente de pop/rock do Brasil.

Em oito edições, foram quase 560 mil pessoas na platéia, num total de 188 atrações diferentes, sendo 108 somente do Distrito Federal e Entorno, uma dos Estados Unidos e 79 de outros 14 estados - Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Goiás, Pernambuco, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Paraná, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Mato Grosso do Sul e Rondônia.

Muito obrigado e até 2006 com a nona edição do Festival Porão do Rock !!!