AmBev realiza mega ação de consumo responsável
Repetindo o sucesso no Skol Beats, a "Brigada do Carona" vai circular pelo festival, que acontece neste fim de semana (8 a 10 de julho), no Estádio Mané Garrincha, orientando o público e os artistas sobre os riscos de beber e dirigir
A AmBev – Companhia de Bebidas das Américas vai participar do Festival Porão do Rock 2005, em Brasília, um dos maiores eventos de música independente do país, colocando em prática as mensagens do Programa AmBev de Consumo Responsável sobre os riscos do uso indevido de bebida alcoólica. Em parceria com a ONG Porão do Rock, a companhia irá promover uma blitz divertida, a "Brigada do Carona", para alertar o público sobre o perigo de combinar álcool e direção. A AmBev também colocará ônibus gratuitos à disposição do público e táxis com desconto de 30% para quem for ao festival, além de envolver os garçons e ambulantes na campanha "Peça o RG", para proibir a venda de cerveja para menores de 18 anos.
Sucesso no Skol Beats 2005, a "Brigada do Carona", vai ser realizada pela primeira vez em Brasília. Uma equipe de promotores vai circular nas três noites de shows, convidando o público e alguns artistas a andarem sobre uma seta circular gigante, pé ante pé, segurando um volante de brinquedo. Quem se desequilibrar será orientado a fazer o teste do bafômetro. Se o resultado indicar que a pessoa não está em condições de dirigir, ela receberá um adesivo na roupa com a frase "Vou de Carona" e será orientada sobre as alternativas de transporte disponíveis no Estádio Mané Garrincha, onde será realizado o Festival Porão do Rock 2005, de sexta-feira a domingo (8 a 10 de julho).
Ônibus gratuitos farão o trajeto até a rodoviária antes e após o evento. Os ônibus estarão adesivados com os dizeres "Entra aqui! A carona é por nossa conta! AmBev – Se Beber Não Dirija". A AmBev e a ONG Porão do Rock também fecharam parceria com a Rádio Táxi Alvorada, que dará 30% de desconto a quem for ao evento. Os táxis também serão identificados com a logo da AmBev "Se Beber Não Dirija".
A venda de bebidas alcólicas para menores de 18 anos será estritamente proibida. Os garçons e ambulantes serão orientados a pedir o documento de identidade dos compradores que aparentarem idade insuficiente e usarão camisetas com a frase: "Pedimos RG. Bebida só para maiores de 18 anos". A medida é uma adaptação da campanha "Peça o RG", que a AmBev realiza desde 2003 em pontos de venda de todo o país. "O uso indevido da bebida alcoólica é um problema que só será combatido com o esforço conjunto de todos os setores da sociedade", comenta Luiz Eduardo Osório, gerente de responsabilidade corporativa da AmBev.
A edição 2005 do Festival Porão do Rock reunirá 35 bandas em dois palcos, além de tenda eletrônica, camarote VIP, praça de esportes radicais, feira mix e tenda de ações sociais. Alguns dos destaques são Barão Vermelho, Los Hermanos, Pato Fu, Pitty, Massacration, Plebe Rude, Ratos de Porão, Dr. Sin, Shaaman, Supla e F.UR.T.O.
O Festival Porão do Rock (www.poraodorock.com.br) pertence à ONG (Organização Não-Governamental) Porão do Rock, que desde 2003 é engajada na promoção de ações sociais como as campanhas Rock contra a Fome e Ligue-se na música. Desligue-se das drogas. Em junho deste ano, a ONG recebeu do Governo Federal o Diploma do Mérito pela Valorização da Vida por conta da campanha "Ligue-se na música. Desligue-se das drogas", desenvolvida no ano passado. A campanha é resultado de uma parceria entre a Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) e o Escritório das Nações Unidas contra Drogas e o Crime (Unodc).
Brigada do Carona
A blitz "Brigada do Carona" surgiu pela primeira vez no Skol Beats 2005. Na ocasião, artistas como Carlinhos Brown, DJ Dero, Nego Moçambique e Caroline Bittencourt passaram com louvor no teste de equilíbrio. A ação atingiu 970 pessoas e foi realizada entre 20h e 4h da manhã. Do total, 370 pessoas receberam o adesivo, após o bafômetro indicar que elas não estavam aptas a dirigir. Todos os participantes ganharam um colar luminoso com a frase "Beber Redondo é Beber com Responsabilidade". A ação está sendo repetida no Skol Stage, evento que acontece até setembro em várias cidades do Rio de Janeiro.
Histórico Programa AmBev de Consumo Responsável
Desde 2001, a AmBev tem produzido campanhas publicitárias e ações de incentivo ao consumo responsável de bebidas. Em todos os eventos patrocinados por suas marcas, como, por exemplo, o Camarote Brahma e o Skol Beats, a Companhia investe em ações específicas, como oferecer transporte gratuito, táxi com desconto e material explicativo para estimular os convidados a não dirigirem depois de beberem.
O programa também abrange as estradas brasileiras. Banners e painéis com a mensagem "Se beber, não dirija" foram espalhados por toda a extensão da Rodovia Presidente Dutra, por onde trafegam cerca de 2,4 milhões de veículos por dia, e nas proximidades do aeroporto de Brasília. A companhia também já doou mais de 14 mil bafômetros aos governos estaduais de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.
Outra ação é o "Peça o RG", com a distribuição de banners e orientação aos proprietários sobre a importância de banir a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos. Até agora, a campanha já envolveu mais de 250 mil estabelecimentos em todo o País.
Sobre a AmBev
AmBev é a maior indústria privada de bens de consumo do Brasil e a maior cervejaria da América Latina, presente em 13 países nas três Américas. No ano passado, a partir da aliança global com a Interbrew, passou a integrar a maior plataforma de produção e comercialização de cerveja do mundo. A associação proporcionou também a entrada da empresa na América do Norte, com a incorporação da canadense Labatt. Criada em 1999, com a união das cervejarias Brahma e Antarctica, a AmBev é líder no mercado brasileiro.
A companhia detém o maior portfólio do país no setor de bebidas com as marcas de cerveja Brahma, Antarctica, Skol e Bohemia, além de refrigerantes, o isotônico Gatorade, chás Lipton e água Fratelli Vita. Entre os refrigerantes, os destaques são o Guaraná Antarctica, produzido a partir do fruto típico da floresta amazônica, e a Pepsi-Cola, como licenciada da marca internacional. A partir de março de 2005, a associação com a Interbrew proporcionou a expansão da Brahma para mais 15 países na Europa e América do Norte, totalizando, assim, a presença da marca em 23 países.
Mais informações: Máquina da Notícia – Assessoria de Imprensa Corporativa da AmBev (11) 2122-1370 / 212-1362