• Porão do Rock
  • 2005
  • ONG Porão do Rock recebe diploma do presidente Lula

ONG Porão do Rock recebe diploma do presidente Lula

A ONG Porão do Rock receberá das mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta terça-feira (21/6), às 15h30, no salão nobre do Palácio do Planalto, o Diploma do Mérito pela Valorização da Vida, pela campanha Ligue-se na Música. Desligue-se das Drogas, desenvolvida na sétima edição do Festival Porão do Rock, nos dias 17 e 18 de julho de 2004, no estacionamento do estádio Mané Garrincha, em Brasília. O evento foi assistido por quase 70 mil pessoas. A campanha é resultado de uma parceria entre a Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), o Escritório das Nações Unidas contra Drogas e o Crime (Unodc) e a ONG Porão do Rock. E tem por objetivo orientar o público contra o uso abusivo de drogas em geral.

No ano passado, dentro da arena do festival, foram distribuídos cartões postais com informações sobre os malefícios causados por drogas, legais ou ilegais, como cigarro, maconha, cocaína, ecstasy, álcool e solventes. A campanha, divulgada em tendas montadas no local, foi ao ar também nos telões localizados nas laterais dos dois palcos. No dia 18 de julho, o festival ainda contou com a visita de representantes da Senad e do Unodc, que foram especialmente à arena esclarecer todos os detalhes da ação social. Em uma enquete realizada na ocasião, 97% do público pesquisado aprovou a campanha.

O Diploma do Mérito pela Valorização da Vida é concedido pela Senad, órgão vinculado ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. Trata-se de uma homenagem às pessoas ou instituições que desenvolveram importantes trabalhos nas áreas de redução da demanda e da oferta de drogas. As indicações são feitas pela Senad, pelo Conselho Nacional Antidrogas (Conad) e pelos Conselhos Estaduais sobre Drogas. Este é o quarto ano de concessão do diploma.

A ONG Porão do Rock foi constituída oficialmente em 2002, a partir de um festival de música independente, realizado anualmente em Brasília desde 1998, sob a produção executiva da G4 Produções e da For Rock Promoções. A ONG, sem fins lucrativos, é gestora da marca Porão do Rock e confere a pessoas físicas ou jurídicas o direito de administrar os produtos que levam seu nome.

Composta por 12 conselheiros, entre músicos, produtores e jornalistas da cidade, a ONG Porão do Rock tem como principal objetivo dar visibilidade para a cena musical de Brasília, unindo os artistas e bandas da cidade com o que está acontecendo no cenário nacional. E, com isso, possibilitar a geração de empregos e de tecnologia locais, a criação de mercado para os artistas começarem suas carreiras e a formação de novos profissionais.

Engajada na promoção de campanhas públicas, desde 2003 a ONG Porão do Rock tem coordenado e/ou efetuado parcerias para a realização de ações sociais dentro do Festival Porão do Rock. Junto com o programa Mesa Brasil, do SESC, a entidade criou a campanha Rock contra a Fome, com a qual arrecadou, nos últimos dois anos, 50 toneladas de alimentos não-perecíveis junto ao público presente no evento.

Por tal campanha, a ONG Porão do Rock foi contemplada pelo SESC, em 2004, com o Certificado de Empresa Socialmente Responsável. O prêmio é conferido a empresas públicas ou privadas que foram parceiras ou contribuíram em projetos sociais empreendidos pela instituição, um reconhecimento aos que se dedicam à luta pelas causas sociais e/ou ambientais.

Em 2005, dentro da oitava edição do festival, que será realizada nos dias 8, 9 e 10 de julho, novamente no estacionamento do Mané Garrincha, a ONG Porão do Rock estará mais uma vez desenvolvendo as campanhas Rock contra Fome e Ligue-se na Música. Desligue-se das Drogas. E ainda o Vista-se (conscientização pelo uso da camisinha), em parceria com a Coordenação Nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS (DST/Aids) do Ministério da Saúde, entre outras iniciativas.

Mais informações: www.poraodorock.com.br