Caminhado com as próprias pernas
O Porão do Rock é uma organização não-governamental, a famosa ONG. Qual seu objetivo? Estimular as atividades culturais da cidade e divulgar trabalho das bandas independentes para a mídia e o público de Brasília. Como fazer? As iniciativas são muitas.
O festival é o carro chefe da ONG, e ainda existe a comercialização de uma revista, um programa semanal na Transamérica e futuramente será instalada uma rádio comunitária.
O festival de 2000 foi realizado com esse ideal e vem cumprindo o seu objetivo. Em sua terceira edição, a modesta estrutura dos dois primeiros eventos se transformou em super. Houve mudança de endereço, da concha acústica para o estacionamento do estádio Mané Garrincha. O investimento de R$ 2 milhões dos patrocinadores permitiu a construção de dois palcos – um principal e um demo – uma praça de alimentação, feira mix e demais serviços que atenderam com eficiência uma média de 70 mil pessoas por noite.
No ano de 2000, o Porão do Rock ainda apresentou bandas de peso comercial como os Raimundos, e outras em ascensão como o Tihuana e Penélope. O melhor de tudo é que o público pode curtir todas as apresentações sem pagar o ingresso.O Porão do Rock é o único grande festival do Brasil cujo os donos são as próprias bandas da cidade. Sua finalidade e divulgação é um exemplo para os empresários de como investir na cultura, ser bem sucedido e não ser mercenário. Palmas e mais palmas para a ONG Porão do Rock.