• Colunas
  • Elebu
  • 20: EleBu estréia no cenário internacional

20: EleBu estréia no cenário internacional

O meu maior receio ao dedicar a capa e um bom pedaço do Elebu ao seriado Buffy, A Caça-Vampiros foi cair em descrédito num momento de crescimento. Pensei que depois dessa edição, ninguém levaria o zine à sério. Não que isso seja fundamental, embora ter alguma credibilidade sempre é bom. E fiquei preocupada em fazer um trabalho perfeito para compensar esse arroubo do meu lado mais geek. A capa, se não foi a mais bonita da história do Elebu, com certeza foi a mais trabalhosa. Os textos do “especial” foram escritos depois de muita pesquisa. Precisava ser feito dessa maneira. Era como se tivesse de justificar para mim mesma porque estava colocando o seriado na posição de maior destaque. Só depois de tudo pronto, quando vi que o resultado ficou bom, relaxei.

Mas agora, pensando nisso, acho que toda a preocupação para que os leitores aceitassem tal capa e tema foi pura bobagem. O Elebu ainda é um fanzine e o objetivo dele é falar daquilo que se gosta. De certa forma, é motivador dedicar uma capa ao seriado que mais marcou a minha juventude ao lado de Arquivo X e Friends. É como se tivesse criado um precedente para abordar qualquer coisa com status de assunto principal. E Buffy é sim um assunto muito bacana e que desperta curiosidade, em especial depois que se conhece a mitologia. Trata-se de uma heroína que não fugiu do destino, mas sim dos determinismos.

Se for pensar bem, o determinismo é um limitador cheio de idéias falsas. É ele que diz que todo menino da favela vai virar bandido, que toda menina pobre do sertão vai se prostituir, que o Brasil jamais irá para frente.

Determinismo é pensar que só a música poderia ter o lugar de maior destaque no Elebu quando existe todo um universo dentro da cultura pop.

Sim, a música continua e continuará a ocupar os espaços mais importantes, só que isso já não será uma regra absoluta. Às vezes, a gente precisa se permitir um pouco mais.

Clique aqui para baixar a edição completa